Jornada NT: Mateus CAPÍTULO 5


TEMA:  As bem-aventuranças    TEXTO: Mateus CAPÍTULO 5

Contexto: Mateus registra um dos ensinamentos mais famosos de Jesus Cristo intitulado ‘as bem-aventuranças’, nela o Senhor trata de assuntos profundos que afetam o dia a dia dos seus seguidores. A palavra ‘bem-aventurado’ significa ‘feliz’.

AS BEM-AVENTURANÇAS
1 Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
NOTA: Este monte não é aquele monte enorme como estamos acostumados a ver. É uma montanha pequena e simples onde Jesus subiu com o intuito de fazer uma espécie de retiro espiritual tirando as pessoas da agitação que elas estavam acostumadas no dia a dia.  Muitas vezes para ouvir a voz de Deus é preciso sair da nossa agitação diária e entrar em um lugar desconectado do mundo.

2 e ele começou a ensiná-los, dizendo:
3 “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
NOTA: Pobre de Espirito é aquela pessoa que reconhece a sua dependência total de Deus.

4 Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.
NOTA: Não se trata apenas de chorar por chorar, mas este choro tem a ver com o sofrimento devido a perseguição por causa do evangelho de Jesus.
5 Bem-aventurados os humildes pois eles receberão a terra por herança.
NOTA: Todo cristão verdadeiro tem a humildade como característica.
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.
NOTA: Não podemos concordar com as injustiças que acontecem no mundo.
7 Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
NOTA: Misericordiosa é a pessoa que sente compaixão pela situação dos que sofrem.
8 Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.
NOTA: Os puros de coração são aqueles que não fazem as coisas com maldades ou segundas intenções em seu coração.

9 Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.
NOTA: Pacificador é aquela pessoa que promove a paz. No ambiente de conflitos ela sempre chega com uma palavra de ânimo, restauração e perdão.
10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.
NOTA: São aquelas pessoas que sofrem perseguição por causa do evangelho de Jesus Cristo.
11 “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.
12 Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.
NOTA: Ser humilhado, perseguido e maltratado por causa do evangelho deve ser motivo de alegria para um cristão verdadeiro, pois ele receberá a recompensa de Deus lá no céu.

O Sal da Terra e a Luz do Mundo
13 “Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.
NOTA: O sal é discreto, não aparece, mas faz toda a diferença na comida, a falta dele é sentida imediatamente. Este mundo pode não valorizar os cristãos, mas quando eles forem arrebatados sentirão imediatamente a sua ausência.
14 “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
15 E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.
NOTA: A luz só cumpre a sua função se ela brilhar nas trevas. Não fomos chamados para viver trancados dentro de quatro paredes a cada culto. Queremos que fazer a diferença no dia a dia seja em casa, no trabalho ou na escola.
JESUS CUMPRE A LEI
17 “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.
NOTA: Jesus cumpriu toda a lei de Moisés e abriu as portas para o tempo da graça.
18 Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra. 19 Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.
NOTA: Não adianta conhecer os mandamentos de Deus e não os cumprir. Jesus nos desafia a conhecer e cumprir todos os seus ensinamentos.
20 Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus.
NOTA: Não devemos correr o risco de viver como os fariseus que conheciam muito das escrituras, mas praticavam muito pouco. Isso chama-se hipocrisia!
O HOMICÍDIO

21 “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’.
22 Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco!’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.
NOTA: A palavra ‘Racá’ no original é algo como “Você não vale nada”. O sentido aqui é enfatizar o respeito entre os irmãos. Você não é obrigado a viver grudado com os outros o tempo todo, mas o respeito e o amor devem sempre existir. 

23 “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você,
24 deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.
NOTA: Muita gente confunde este texto dizendo que Deus não se agrada da oferta de uma pessoa que está com o coração magoado com alguém. Aqui não é apenas a pessoa que entrega a oferta que deve estar em paz. Mas, se alguém estiver magoado comigo eu devo primeiro pedir perdão a aquela pessoa antes de oferecer algo a Deus.  
25 “Entre em acordo depressa com seu adversário que pretende levá-lo ao tribunal. Faça isso enquanto ainda estiver com ele a caminho, pois, caso contrário, ele poderá entregá-lo ao juiz, e o juiz ao guarda, e você poderá ser jogado na prisão.
26 Eu lhe garanto que você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo.
NOTA: Não temos tempo a perder devemos procurar ter paz com as pessoas o mais rápido possível. Amanhã pode ser tarde demais.

O ADULTÉRIO
27 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’.
28 Mas eu lhes digo: Qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.
NOTA: Adultério não é apenas ir para a cama. Desejar, cobiçar ou ter conversas indecentes via internet diante de Deus já é uma traição e será punido pelo criador caso não tenha arrependimento.

29 Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno.
30 E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno.
NOTA: Jesus nos ensina a eliminar tudo em nossa vida que nos leve ao pecado. Aqui ele usa um exagero para ensinar a necessidade de viver uma vida santa. Deus não deseja ver seus filhos com os olhos ou mãos arrancadas, mas se este for o preço a ser pago para viver uma vida de santidade não hesite em fazê-lo.

O DIVÓRCIO

31 “Foi dito: ‘Aquele que se divorciar de sua mulher deverá dar-lhe certidão de divórcio’.
32 Mas eu lhes digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, faz que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério.
NOTA: O divórcio nunca agradou a Deus, mas por causa do pecado dos seres humanos Ele abriu uma exceção para casos de traição. É comum hoje ver casais se separando por qualquer motivo, mas isso é pecado. No caso de separação por adultério o texto é claro ao dizer que só a vítima pode casar novamente.
Casos como agressão física, maus tratos ou abandono de lar podem gerar uma separação, mas cada caso é um caso e deve ser devidamente avaliado.

OS JURAMENTOS

33 “Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor’.
34 Mas eu lhes digo: Não jurem de forma alguma: nem pelos céus, porque é o trono de Deus;
35 nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei.
36 E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo.
37 Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno.
NOTA: Jesus ensina a não jurar, basta honrar a palavra que empenhamos. A pessoas que juram por tudo, mas não cumprem nada. Isso é pecado!

A VINGANÇA

38 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’.
39 Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.
NOTA: Jesus ensina a não reagir com maldade ou ferir nossos agressores.
40 E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa.
NOTA: Mais uma vez Jesus ensina a não brigar por coisas terrenas. Muitas pessoas perdem a paz, o sono e a saúde brigando por coisas que passam.
41 Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas.
NOTA: A lei da época dizia que um soldado romano poderia obrigar um judeu a levar sua carga por uma milha que equivale a 1500 metros. Jesus pediu para não reclamar e se possível fazer mais que nos foi pedido.

42 Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado.
NOTA: O princípio bíblico diz que não devemos dizer que não temos quando alguém nos pedir algo, mas devemos fazer isso com sabedoria. Há muitas pessoas aproveitadoras que devem ser evitadas.  

O AMOR AOS INIMIGOS
43 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. 44 Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,
45 para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.
46 Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso!
47 E se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!
48 Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.

NOTA: Os Inimigo devem se amados, não bajulados, quem nos persegue deve ser alvo das nossas orações. Muitos cristãos confundem esse texto dizendo que devemos andar abraçados ou aliados com nossos inimigos. Este erro pode ser fatal! Ame, respeite e ore, mas mantenha distância de pessoas que quere lhe destruir.  

0 comentários:

Postar um comentário