Jornada NT - Mateus capítulo 2


TEMA:  onde está o menino?   TEXTO: Mateus CAPITULO 2

Contexto: Alguns reis visitam Jesus quando ainda era pequenino e isso gerou uma grande fúria no rei Herodes que manda matar todas as crianças com menos de dois anos. Desde o início da sua vida terrena Jesus enfrentou dificuldades e muitas perseguições tanto de gente comum, como principalmente de pessoas poderosas daquela época.   

1 - Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém
NOTA: Sabemos muito pouco sobre estes homens, não sabemos qual a nacionalidade deles nem a quantidade exata deles. Muitos historiadores concordam que se tratava de homens estudiosos das escrituras do antigo testamento que estavam atentos ás profecias sobre o nascimento do messias.

2 - e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente[a] e viemos adorá-lo”.
NOTA: Cremos que essa estrela que guiou os magos até Jesus trata-se de um acontecimento sobrenatural da parte de Deus. Pode parecer algo muito estranho para nós, mas para Deus nada é impossível.

3 Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda Jerusalém.
NOTA: O rei Herodes não entendia os planos de Deus. Para ele Jesus sentaria no trono dele, mas os planos de Jesus não era reinar no trono de Herodes era reinar nos corações das pessoas.


4 Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo.
NOTA: Herodes era judeu e sabia bem que um dia o messias nasceria. Como para Ele Jesus seria um rei que governaria politicamente sentiu-se ameaçado e ficou muito preocupado com a possibilidade de perder a sua posição de Rei.

5 E eles responderam: “Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta:
6 “‘Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo’”.
NOTA: Estas palavras acima foram profetizadas em Miqueias 5:2. Belém era uma cidade muito pequena do ponto de vista econômico e populacional, mas Deus escolheu ela para que Jesus nascesse. Os poderosos daquele tempo imaginavam que o messias nasceria na majestosa Jerusalém, mas Deus confundiu a cabeça deles.
Deus sempre escolhe as coisas pequenas deste mundo com o intuito de confundir as grandes (1 Coríntios 1:27-29).  

7 Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido.
8 Enviou-os a Belém e disse: “Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo”.
NOTA: Obvio que Herodes não queria adorar Jesus, pelo contrário, ele queria mata-lo. Aqui vemos a tentativa do rei de enganar aqueles homens que foram visitar Jesus.  

9 Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino.
10 Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo.
11 Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.
NOTA: diferente do que vemos nos presépios em tempos de Natal, quando os magos visitaram Jesus ele já tinha em torno de dois anos de idade. Não era um bebezinho como vemos nos filmes. O texto deixa claro que Jesus agora está em uma casa com a sua mãe e não deitado em uma manjedoura.

12 E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho.
NOTA: Deus alertou os homens em sonhos para que não voltassem a ver o rei Herodes. A intenção do rei era matar Jesus e Deus impediu que os magos entregassem a ele a informação de onde Jesus estava.
Veja que interessante, antes de encontrar Jesus eles vieram por um caminho, depois de encontra-lo eles seguiram para casa por outro caminho. Ninguém que encontra Jesus Cristo de verdade permanece no mesmo caminho que estava.
13 Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e lhe disse: “Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo”.
14 Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe durante a noite, e partiu para o Egito,
NOTA: Mas uma vez Deus fala com José em Sonhos e ele obedecesse imediatamente. A viagem de onde ele estava para o Egito era de pouco mais de 400Km de distância aproximadamente que seria percorrido provavelmente no lombo de um jumento.

15 onde ficou até a morte de Herodes. E assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu filho”.
NOTA: Este Herodes que morreu era o chamado ‘Herodes o grande’, ele morreu de uma doença incurável no ano 4 da era cristã. Lá na frente vemos Jesus sendo julgado por Herodes Antipas que era filho deste Herodes falecido.

16 Quando Herodes percebeu que havia sido enganado pelos magos, ficou furioso e ordenou que matassem todos os meninos de dois anos para baixo, em Belém e nas proximidades, de acordo com a informação que havia obtido dos magos.
17 Então se cumpriu o que fora dito pelo profeta Jeremias:
18 “Ouviu-se uma voz em Ramá, choro e grande lamentação; é Raquel que chora por seus filhos e recusa ser consolada, porque já não existem”.
NOTA: Esse texto deixa claro que Jesus já tinha aproximadamente a idade de dois anos quando os magos o visitaram, pois Herodes não sabendo que era o menino mandou matar todos com menos de dois anos de idade.
Esta profecia está em Jeremias 31:15 e faz referência a Raquel a esposa preferida de Jacó. Simbolicamente ela era a mãe das tribos do norte que foram levadas para o cativeiro na Síria. Daí a razão da sua tristeza.

19 Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito,
20 e disse: “Levante-se, tome o menino e sua mãe, e vá para a terra de Israel, pois estão mortos os que procuravam tirar a vida do menino”.
NOTA: Aquele que queria matar Jesus acabou morrendo primeiro que Ele. Nunca na história alguém se levantou contra Deus e permaneceu em pé por muito tempo.
21 Ele se levantou, tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel.
22 Mas, ao ouvir que Arquelau estava reinando na Judéia em lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Tendo sido avisado em sonho, retirou-se para a região da Galiléia.
NOTA: Arquelau era um dos filhos de Herodes e ficou muito conhecido pela sua grande crueldade. A história diz que ele começou o seu reinado matando três mil pessoas influentes do seu reino. Deus não queria que a família de José entrasse no território deste homem cruel.

23 e foi viver numa cidade chamada Nazaré. Assim cumpriu-se o que fora dito pelos profetas: “Ele será chamado Nazareno”.
NOTA: Nazaré era uma cidade pequena e muito desprezada pela população de lugares maiores. Por causa disso ao saber sobre Jesus Natanael disse “pode vir alguma coisa boa de Nazaré João:1:46”.
Jesus saiu de Nazaré para revolucionar o mundo. Não importa o lugar de onde você veio, se Deus estiver contigo você fará grandes coisas para Ele.