Jornada NT - Mateus capítulo 1




TEMA:  O rei Chegou!   - TEXTO: Mateus CAPITULO 1

QUEM FOI MATEUS: Mateus foi um dos doze apóstolos de Cristo. ... Mateus, também chamado de Levi é filho de Alfeu conforme os Evangelhos de Marcos e Lucas (Marcos 2,14) (Lucas 5, 27). Antes de ser chamado para seguir Jesus, Mateus era um coletor de impostos do povo hebreu, durante a dominação romana. Ou seja, mesmo sendo um judeu ele trabalhava para o inimigo do povo judeu. Por causa disso Ele era extremamente odiado pelos judeus.
ANO QUE FOI ESCRITO ESTE EVANGELHO: Aproximadamente nos anos 50 depois de Cristo
MINISTÉRIO DE MATHEUS: Mateus pregou por quinze anos o Evangelho em hebraico para a comunidade judaica na Judeia. Mais tarde, ele viajaria fora da judeia para outras províncias romanas. Espalhou os ensinamentos de Jesus entre os etíopes, macedonianos, persas e partos. Registros históricos sustentam que ele tenha morrido mártir na Etiópia.
A Genealogia de Jesus
1 Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão:
2 Abraão gerou Isaque; Isaque gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos;
3 Judá gerou Perez e Zerá, cuja mãe foi Tamar; Perez gerou Esrom;
Esrom gerou Arão;
4 Arão gerou Aminadabe; Aminadabe gerou Naassom; Naassom gerou Salmom;
5 Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe; Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute; Obede gerou Jessé;

CURIOSIDADE: Raabe aquela prostitua que escondeu os espias quando entraram em Canaã, obedeceu a Deus e tornou-se avó o grande rei Davi.

6 - e Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, cuja mãe tinha sido mulher de Urias;
CURIOSIDADE - Salomão é filho de Davi com Bate Seba. O primeiro filho deles, fruto do adultério morreu, mas o segundo tornou-se rei. Deus sempre vai nos dar uma nova chance quando há arrependimento sincero em nosso coração.

7 Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa;
8 Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Uzias;
9 Uzias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias;
10 Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amom; Amom gerou Josias;
11 e Josias gerou Jeconias e seus irmãos no tempo do exílio na Babilônia.
12 Depois do exílio na Babilônia: Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel;
13 Zorobabel gerou Abiúde; Abiúde gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor;
14 Azor gerou Sadoque; Sadoque gerou Aquim; Aquim gerou Eliúde;
15 Eliúde gerou Eleazar;
Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó;
16 e Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.
17 Assim, ao todo houve catorze gerações de Abraão a Davi, catorze de Davi até o exílio na Babilônia, e catorze do exílio até o Cristo.

EXPLICAÇÃO: Mateus começa o evangelho com a genealogia de Jesus,  para nós pode não ter muito significado este gesto, mas para um Judeu é extremamente importante saber a linhagem genealógica de uma pessoa. Neste caso Mateus inicia mostrando a arvore genealógica de Abraão até chegar em Jesus.

O Nascimento de Jesus Cristo
18 Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. 
Nota: Maria estava noiva de Jesus. Mas, permanecia virgem quando concebeu milagrosamente.

19 Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. 
NOTA: Que linda atitude!! José não expôs o problema de Maria para as pessoas. Ela estava grávida de alguém que não era o seu esposo. Isso era algo muito grave naquela época. Provavelmente a mulher seria apedrejada se o marido a denunciasse. Precisamos aprender com José, falar menos e tratar muito assuntos entre nós e Deus. 

20 Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. 
NOTA: Deus enviou um anjo para acalmar o coração de José. Hoje o espirito santo habita dentro de nós, não precisamos de Anjos para nos dá a direção certa ou acalmar o nosso coração. Seja você o “anjo” que Deus vai usar para acalmar o coração das pessoas.

21 Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.
NOTA: Jesus nasceu com um propósito muito claro “Salvar o seu povo dos seus pecados”. Você já descobriu o propósito da sua vida?

22 - Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: 
23 “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel”, que significa “Deus conosco”.
Nota: Esta profecia refere-se a Isaías 7:14 a aproximadamente 740 anos antes do nascimento de Jesus Cristo. Veja que pode passar muito tempo, mas as promessas de Deus vão se cumprir no tempo determinado por Ele.