Ad Code

Responsive Advertisement

É pecado ficar? O que a bíblia fala sobre ficar?

Antes de qualquer coisa gostaria de dizer que esse tema é muito conhecido entre os jovens da nossa geração e não é a primeira vez que tenho de falar sobre esse assunto. Ficar é pecado? E por quê, se a Bíblia não fala nada disso? Vou escrever sobre esse tema aqui no blog para tentar esclarecer o máximo possível esta questão tão intrigante no universo jovem cristão.

Dificilmente eu ministro em um culto ou congresso jovem para no final alguém não me fazer uma pergunta relacionada ao “Ficar”. Geralmente são jovens ou adolescentes que estão com a cabeça confusa ante a opinião dos colegas da escola, o que leem na internet e a bíblia sagrada. A final Ficar é pecado? 


A definição:

No universo jovem a expressão “ficar” significa basicamente trocar beijos e caricias com outra pessoa uma ou algumas poucas vezes sem que se tenha qualquer compromisso com ela. 

Segundo o Dicionário Howaiss ficar é “manter com alguém convívio de algumas horas sem compromisso de estabilidade ou fidelidade amorosa”.

Partindo dessa definição já podemos entender que trata-se de um ato irresponsável e promiscuo sem qualquer sustentação bíblica. 

Problema 1

Nessa ‘ficação’ sempre sai alguém machucado (geralmente a mulher), pois dificilmente duas pessoas passam a ter esse tipo de relacionamento sem que ao menos um deles se apegue ao outro.  Muitos rapazes enganam as moças prometendo assumir um compromisso sério após aquela noite. Fato esse que não passa de uma promessa vã no calor do momento que será rapidamente esquecida logo que os hormônios se estabilizarem.  

Problema 2 

Uma pessoa que gosta de viver ‘ficando’ com outras cairá facilmente no descrédito diante de pessoas que procuram um compromisso sério. Uma moça séria jamais vai namorar um rapaz que já ficou com a metade das garotas do colégio. Um rapaz com juízo jamais vai querer compromisso sério com uma jovem que já foi beijada e amassada por metade da torcida do Corinthians. 

O que a bíblia fala sobre ficar? 

Não há nenhum versículo em toda a bíblia dizendo que é pecado ficar nos moldes do nosso tempo. Sabe por quê? As escrituras sagradas não tratam com clareza sobre o tema, pois, na cultura em que ela foi inscrita esse tipo de comportamento era praticamente fora do eixo. Na igreja de corinto havia até quem pegasse a mulher do pai, mas, Paulo não fala nada sobre gente que vivia de amassando nas esquinas. 

Não que não existisse isso na época, mas creio que não era tão comum como na atualidade. O judaísmo na época chegava até a proibir mulheres de conversar com homens desconhecidos nas ruas. Trocar caricias beijos e 'amassos' com desconhecidos era papel restrito as prostitutas.  

O recado de Paulo

O apostolo Paulo pode não ter tratado claramente sobre o ficar, mas deixa um recado muito importante para nossa juventude na segunda carta que ele escreveu ao jovem Timóteo. “Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.” 2 Timóteo 2:22

O padrão do crente é ordem e decência. “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. 1 Coríntios 14:40 não é visto como descente praticar um ato tão promiscuo como o ‘ficar’.
Close Menu