segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Jornada NT - Mateus capítulo 1




TEMA:  O rei Chegou!   - TEXTO: Mateus CAPITULO 1

QUEM FOI MATEUS: Mateus foi um dos doze apóstolos de Cristo. ... Mateus, também chamado de Levi é filho de Alfeu conforme os Evangelhos de Marcos e Lucas (Marcos 2,14) (Lucas 5, 27). Antes de ser chamado para seguir Jesus, Mateus era um coletor de impostos do povo hebreu, durante a dominação romana. Ou seja, mesmo sendo um judeu ele trabalhava para o inimigo do povo judeu. Por causa disso Ele era extremamente odiado pelos judeus.
ANO QUE FOI ESCRITO ESTE EVANGELHO: Aproximadamente nos anos 50 depois de Cristo
MINISTÉRIO DE MATHEUS: Mateus pregou por quinze anos o Evangelho em hebraico para a comunidade judaica na Judeia. Mais tarde, ele viajaria fora da judeia para outras províncias romanas. Espalhou os ensinamentos de Jesus entre os etíopes, macedonianos, persas e partos. Registros históricos sustentam que ele tenha morrido mártir na Etiópia.
A Genealogia de Jesus
1 Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão:
2 Abraão gerou Isaque; Isaque gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos;
3 Judá gerou Perez e Zerá, cuja mãe foi Tamar; Perez gerou Esrom;
Esrom gerou Arão;
4 Arão gerou Aminadabe; Aminadabe gerou Naassom; Naassom gerou Salmom;
5 Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe; Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute; Obede gerou Jessé;

CURIOSIDADE: Raabe aquela prostitua que escondeu os espias quando entraram em Canaã, obedeceu a Deus e tornou-se avó o grande rei Davi.

6 - e Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, cuja mãe tinha sido mulher de Urias;
CURIOSIDADE - Salomão é filho de Davi com Bate Seba. O primeiro filho deles, fruto do adultério morreu, mas o segundo tornou-se rei. Deus sempre vai nos dar uma nova chance quando há arrependimento sincero em nosso coração.

7 Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa;
8 Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Uzias;
9 Uzias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias;
10 Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amom; Amom gerou Josias;
11 e Josias gerou Jeconias e seus irmãos no tempo do exílio na Babilônia.
12 Depois do exílio na Babilônia: Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel;
13 Zorobabel gerou Abiúde; Abiúde gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor;
14 Azor gerou Sadoque; Sadoque gerou Aquim; Aquim gerou Eliúde;
15 Eliúde gerou Eleazar;
Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó;
16 e Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.
17 Assim, ao todo houve catorze gerações de Abraão a Davi, catorze de Davi até o exílio na Babilônia, e catorze do exílio até o Cristo.

EXPLICAÇÃO: Mateus começa o evangelho com a genealogia de Jesus,  para nós pode não ter muito significado este gesto, mas para um Judeu é extremamente importante saber a linhagem genealógica de uma pessoa. Neste caso Mateus inicia mostrando a arvore genealógica de Abraão até chegar em Jesus.

O Nascimento de Jesus Cristo
18 Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. 
Nota: Maria estava noiva de Jesus. Mas, permanecia virgem quando concebeu milagrosamente.

19 Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. 
NOTA: Que linda atitude!! José não expôs o problema de Maria para as pessoas. Ela estava grávida de alguém que não era o seu esposo. Isso era algo muito grave naquela época. Provavelmente a mulher seria apedrejada se o marido a denunciasse. Precisamos aprender com José, falar menos e tratar muito assuntos entre nós e Deus. 

20 Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. 
NOTA: Deus enviou um anjo para acalmar o coração de José. Hoje o espirito santo habita dentro de nós, não precisamos de Anjos para nos dá a direção certa ou acalmar o nosso coração. Seja você o “anjo” que Deus vai usar para acalmar o coração das pessoas.

21 Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.
NOTA: Jesus nasceu com um propósito muito claro “Salvar o seu povo dos seus pecados”. Você já descobriu o propósito da sua vida?

22 - Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: 
23 “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel”, que significa “Deus conosco”.
Nota: Esta profecia refere-se a Isaías 7:14 a aproximadamente 740 anos antes do nascimento de Jesus Cristo. Veja que pode passar muito tempo, mas as promessas de Deus vão se cumprir no tempo determinado por Ele.


Devocional '1 Minuto com Deus